*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Plataforma de Mediação Digital terá evento de divulgação em outubro

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Plataforma de Mediação Digital terá evento de divulgação em outubro

Resultado de imagem para judiciário potiguarO novo sistema de Mediação Digital, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi tema de reunião na última semana, em Brasília (DF), com a participação de diversos tribunais do país. Para marcar o início dos trabalhos da plataforma, lançada em agosto, será realizado um mutirão digital que terá início no dia 3 de outubro. A ideia é divulgar o serviço para que as empresas se cadastrem e possam realizar acordos com os consumidores. Até agora instituições financeiras como Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil já se inscreveram no sistema.

O juiz Herval Sampaio, coordenador estadual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), representou o Tribunal de Justiça do RN no encontro. Agora, ele irá se reunir com magistrados das comarcas de Natal e Mossoró nesta quinta-feira (15) para acertar detalhes sobre o mutirão.

O magistrado explica que o site ainda está em caráter experimental, possibilitando a mediação entre pessoas físicas e jurídicas, mas que a ideia é que seja expandido para acordos entre pessoas física/física e pessoas jurídica/jurídica.

As pessoas poderão indicar, por meio do site, o seu desejo em buscar a conciliação em um processo. Após a indicação, a empresa demandada receberá um comunicado sobre essa intenção e terá o prazo de 20 dias para formular uma proposta. A negociação será acompanhada virtualmente pelos mediadores do Cejusc e homologada por juiz integrante do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec).