*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Universitários da Turquia participam de atividades no Rio Grande do Norte

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Universitários da Turquia participam de atividades no Rio Grande do Norte

Clique para ampliar a imagem
Alunos da Turquia (Divulgação)
Um grupo de 17 alunos da Universidade de Istambul, na Turquia, iniciou nesta segunda-feira, 1º, o curso semanal integrante da disciplina Doenças Tropicais e Cultura Brasileira. Os estudantes fizeram uma visita a Comunidade do Catu, na cidade de Canguaretama, onde tiveram contato com o manuseio de plantas medicinais feito pelos nativos. Em seguida, eles participaram de uma dinâmica no Museu de Nísia Floresta.

Na manhã desta terça-feira, 02, foi a vez deles conhecerem as instalações e a logística de operacionalização do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), acompanhados do Gerente de Atenção à Saúde do HUOL, Aldair de Sousa Paiva, e do secretário adjunto da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Aderson Farias do Nascimento.

“O objetivo é apresentar a eles como se dá a gestão da saúde dentro de um hospital universitário integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Temos que ter no horizonte que o SUS é algo novo, já que não existe no sistema de saúde deles”, colocou o professor Aderson.

Já na tarde desta terça-feira, os estudantes participam de duas palestras, no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências, sobre doenças tropicais. Já nesta quarta-feira, 03, os estudantes viajam à Caicó para conhecer a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM).

Na ocasião, eles visitam Unidades Básicas de Saúde onde os estudantes da escola desenvolvem ações de atendimento. Na quinta e sexta-feira, as atividades serão encerradas com a participação deles em atividades culturais desenvolvidas, no Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e, com a apresentação das ações de combate ao Aedes aegypti realizadas pela UFRN, esta última sob a condução da pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.