*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Lei institui o "Mês Julho Amarelo" para conscientização da população sobre hepatites virais no RN

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lei institui o "Mês Julho Amarelo" para conscientização da população sobre hepatites virais no RN

Resultado de imagem para nelter queirozDe autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) a lei nº 9.969 foi sancionada pelo Governador Robinson Faria (PSD) em 28 de julho do ano passado. A legislação instituiu o ‘Mês Julho Amarelo’ no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte com o intuito de conscientizar a população potiguar sobre os danos causados pelas Hepatites Virais (HV) à saúde humana.

No Brasil, as HV mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV) e D (HDV). Existe, ainda, os vírus E (VHE), porém, este é raro no Brasil e ocorre com mais frequência em países africanos e asiáticos. Boa parte da população brasileira é portadora dos vírus B ou C e não têm conhecimentos sobre o problema, correndo o risco destas doenças evoluírem, tornando-se crônicas, e causarem danos mais graves - ao fígado humano - como cirrose hepática e câncer.

“Esta lei tem um grande alcance social, pois oportuniza o acesso da população a informações primordiais sobre nossa própria saúde. Esperamos que o Governo do Estado e a mídia potiguar abracem esta causa e desenvolvam campanhas que conscientizem a população contra os malefícios causados pelas Hepatites Virais”, destacou Nelter.