*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Caern constrói poços como alternativa de abastecimento

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caern constrói poços como alternativa de abastecimento

Assú receberá pesquisa da companhia objetivando construção de poços.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está construindo poços tubulares para abastecer cidades ameaçadas de colapso na região do Vale do Açu atendidas com água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Com o baixo nível da barragem, a Caern iniciou estudos no ano passado em busca de alternativas que viabilizassem o abastecimento em municípios da região.

A primeira bateria de quatro poços construídos ao longo da RN-406 já está concluída, no município de Afonso Bezerra. Eles estão programados para uma vazão de 100 m3/h, cada, totalizando 400 m3/h. Segundo o gerente em exercício de Hidrologia e Perfuração de Poços (GHP), Marcelo Augusto de Queiroz, está prevista a perfuração de outros seis poços, totalizando dez - todos com a mesma vazão. Os poços estão sendo feitos com recursos próprios da Caern, no valor total de R$ 500 mil.

Na cidade de Assu, a Caern vai iniciar a pesquisa para a construção de quatro a cinco poços, nas proximidades da rodovia que liga o município a Carnaubais. O primeiro deles já deve começar a ser perfurado em julho, com previsão de vazão de 100 m3/h. Atualmente, a cidade recebe água da Barragem Armando Ribeiro, com o volume de 600 m3/h. A partir da operação dos novos poços, essa água deixará de ser retirada da barragem. Essa sobra será destinada à Adutora Jerônimo Rosado, beneficiando Mossoró.

Fonte: Assessoria da Femurn