*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Gestores realizam primeira audiência com nova titular da Secretaria Estadual de Saúde‏

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

terça-feira, 17 de maio de 2016

Gestores realizam primeira audiência com nova titular da Secretaria Estadual de Saúde‏

Os Secretários Municipais de Saúde (SMS) que formam a diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participaram nesta última segunda-feira (16), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), de audiência com a nova titular da pasta, a ortopedista Eulália Alves.

Segundo a presidente do Cosems-RN, Debora Costa, o encontro teve o intuito de dar boas-vindas à nova gestora estadual e reafirmar a parceria que vem sendo mantida entre o Conselho de Secretarias e a Sesap, no que tange a construção do Sistema único de Saúde (SUS) no Estado. “Além das boas-vindas, também realizamos um panorama sobre a real situação do SUS no estado. Abordamos questões em torno da regionalização, atualização dos repasses dos recursos referentes à Farmácia Básica que estão em atraso desde o ano de 2010, a situação estrutural e de serviços oferecidos pelos hospitais, dentre outros”.

Do Cosems, além da presidente Debora Costa, também estiveram presentes no encontro: as duas vice-presidentes, Maria Eliza Garcia Soares (SMS Doutor Severiano) e Salete Cunha (SMS Bom Jesus); o secretário geral, Jalmir Simões (SMS de São Gonçalo do Amarante); o diretor financeiro, Kléber Lomonte (SMS de Vera Cruz); e a secretária de articulação interinstitucional, Dailva Bezerra (SMS de São Paulo do Potengi).

REUNIÃO ORDINÁRIA

Na manhã desta terça-feira (17) o Cosems-RN realizará sua reunião ordinária mensal com a presença dos secretários municipais de saúde do estado. O encontro acontecerá no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, ao lado do Hemonorte, em Natal/RN.

Na pauta, diversos assuntos relacionados ao SUS no estado, dentre eles: contratualização dos hospitais regionais; cadastro de Agentes de Combate às Endemias; encaminhamentos sobre a Sala de Situação e microcefalia; Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2016; e cirurgias eletivas.