*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Cadastro Ambiental Rural tem inscrição prorrogada; MPRN ressalta importância

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cadastro Ambiental Rural tem inscrição prorrogada; MPRN ressalta importância

Até a manhã desta quinta-feira (5), o número de imóveis rurais cadastrados no Rio Grande do Norte era de 22.870. 

Resultado de imagem para Cadastro Ambiental RuralO Governo Federal prorrogou por mais um ano o prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida provisória n° 724, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (5),  estendeu o prazo que vencia hoje até dia 05 de maio de 2017.

Pelo censo do IBGE, a estimativa é que existem em torno de 83 mil imóveis rurais no Rio Grande do Norte. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatório em todo o país e essencial para que o proprietário rural obtenha alguns benefícios, como a anistia de multas, apoio à regularização ambiental da propriedade, acesso a crédito agrícola e subsídios do governo.

O Ministério Público Estadual, através da 45ª Promotoria de Justiça e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, articulou campanha com o envolvimento de vários órgãos, e incentivou inclusive a realização de mutirão para os estimular proprietários a realizarem o Cadastro Ambiental Rural.


Os esforços mostraram a importância da campanha de divulgação do CAR, tendo em vista no período de 5 de abril (início da campanha) até 18 do mesmo mês foram cadastrados uma média de 280 imóveis/dia no RN, ao passo que antes da campanha essa média de cadastramento girava em torno de 14 imóveis/dia.

O cadastro rural é feito através do site www.car.gov.br. O produtor baixa o programa e, em seguida, deve preencher os dados pessoais e da propriedade. O próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural. A Emater presta apoio aos pequenos proprietários de até quatro módulos fiscais que desejam realizar a inscrição. E os interessados devem procurar um escritório regional da entidade.

Apesar da prorrogação do prazo, é importante que o proprietário realize o quanto antes a sua inscrição. Devido a um grande número de visitas ao site nos últimos dias em razão da antiga data de encerramento, o sistema vem apresentando dificuldades no acesso.

A Coordenação de Gestão Ambiental do Idema informa que continua trabalhando de forma intensa para orientar os proprietários de terras em tudo o que diz respeito ao CAR, lembrando que a adesão ao Cadastro deve ser pensada como algo permanente e que trará benefícios a longo prazo.