*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: [Brasil] Especialistas debatem melhoria de acesso aos bens culturais pela população dos Municípios

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

sábado, 20 de fevereiro de 2016

[Brasil] Especialistas debatem melhoria de acesso aos bens culturais pela população dos Municípios

19022016_reunio_Institutos_FederaisDo Portal CNM - A necessidade de ampliar a atuação de Instituições Federais na formação em arte e cultura foi tema nesta última sexta-feira, 19, de uma reunião entre pró-reitores de extensão de Institutos Federais do País. O encontro teve como objetivo debater a importância de parcerias para garantir que a população tenha mais acesso aos equipamentos culturais.

Durante a reunião que também marcou a posse da diretoria-executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), pró-reitores ressaltaram a importância de apoiar os Institutos Federais (IFs) do País para manutenção de seus acervos – principalmente bibliotecas – e para a abertura de seus equipamentos culturais à população.

Os institutos têm uma função social importante. Em muitos Municípios, o único cinema ou biblioteca da localidade está localizado na instituição. Nesse contexto, o encontro contribuiu para a discussão de ações que possam promover a interação entre Institutos Federais e comunidades no acesso aos bens culturais.

Os Institutos Federais estão presentes em vários Municípios brasileiros. Atualmente, existem 562 campi em todo o Brasil. Eles integram uma rede de 38 Institutos Federais com cursos profissionalizantes voltados para o fortalecimento de cadeias produtivas no setor cultural. Em 2015, foram oferecidos 65 cursos em 232 Municípios.