*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Mais de oito mil estabelecimentos rurais são geridos por mulheres no RN

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

segunda-feira, 9 de março de 2015

Mais de oito mil estabelecimentos rurais são geridos por mulheres no RN

Resultado de imagem para mulher no campoFoi iniciado nesta última sexta-feira, 6, e vai até o dia 30 de março, o Seminário "Cidadania e Autonomia para as Mulheres Rurais", que é uma iniciativa da Emater-RN em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo,8.

Segundo o diretor geral da instituição, Cesar Oliveira, há no Rio Grande do Norte 71 mil estabelecimentos rurais da agricultura familiar e, desses, 8.540 unidades são geridas apenas por mulheres, sendo seis mil há pelo menos dez anos.

A assistente social Marialda Moura, representante da Marcha Mundial das Mulheres, e a agricultora Maria Cícero, representante da Fetraf, lideraram o debate sobre as conquistas e os desafios da organização econômica das mulheres no campo, enaltecendo como a extensão rural pode fortalecer a luta feminina. “As mulheres vivem uma realidade de opressão nas cidades e no campo, principalmente no contexto do agronegócio, com a exploração da mão de obra”, contextualizou Marialda Moura.

O objetivo deste seminário é levantar estas e outras questões a cerca da presença da mulher inserida no agronegócio e buscar ao mesmo tempo direitos igualitários, onde consequentemente irá fortalecer e valorizar a classe feminina, fazendo com que o agronegócio se expanda com equilíbrio.