*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Mais de 300 jovens fazem alistamento militar no Vale do Açu

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

sexta-feira, 13 de março de 2015

Mais de 300 jovens fazem alistamento militar no Vale do Açu

Gestor da 3ª Delegacia de Serviço Militar em Assú, sargento Hamilton Batista. (Foto: JSL)

Segundo estimativas da 3ª Delegacia de Serviço Militar no Vale do Açu, com sede no município do Assú, nos primeiros dois meses de 2015 tem registrado uma média de 381 alistamento de jovens. Esta estatística foi transmitida pelo gestor da unidade, sargento do exército, Hamilton Batista.

O sargento também frisa que deste total de alistamento, cerca de 253 jovens realizaram o alistamento fora de sua classe, ou seja, não atenderam o chamado quando completaram a maior idade, 18 anos. "A gente tem percebido que o número de jovens que estão se apresentando para o alistamento, a maioria está sujeito à multa por não se apresentar na data prevista", afirmou o sargento.

O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 (dezoito) anos de idade. Neste caso, o candidato concorrerá à seleção geral realizada no mesmo ano do alistamento podendo ser incorporado no quartel no ano seguinte. Quem se alista após os seis primeiros meses será encaminhado à seleção geral do ano seguinte ao alistamento.

Ainda de acordo ao militar, o município do Assú está enquadrado em zona não tributária, sendo assim todo o jovem que se alista em um município não tributário receberá automáticamente o certificado de dispensa militar."Mesmo em um município tributário, em alguns casos o jovem também pode receber o certificado de dispensa militar. Porém isto ocorre quando o jovem não se enquadra no perfil do serviço militar", finalizou ele.

A 3ª Delegacia de Serviço Militar em Assú, tem em sua jurisdição os municípios de Angicos, Carnaubais, Ipanguaçu, Lajes, Macau, Pendências, Santana do Matos, São Rafael e Itajá.