*Feliz 2016! Câmera do Vale - Notícias do RN: Apesar dos desafios para 2015, comércio assuense apresenta otimismo

(CâmeraTv) Suas tardes de sábado com muita animação - SÁBADO SHOW

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Apesar dos desafios para 2015, comércio assuense apresenta otimismo

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fechou 2014 com queda de 13,4% na comparação com dezembro de 2013. Esse foi o maior recuo anual do indicador em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em março de 2011. Na comparação mensal, o Icec registrou queda de 2,5%, a quarta queda seguida e a maior desde fevereiro de 2014.

Para a CNC, a estagnação da economia e o menor crescimento das vendas nos últimos 11 anos são responsáveis pela perda de confiança por parte dos empresários do comércio. Segundo o economista da entidade, Fabio Bentes, desde 2003 o comércio não tem um desempenho tão fraco. “Dadas a trajetória recente do índice e a ausência de sinais claros de recuperação dos fatores de sustentabilidade das vendas do setor, o ano de 2015 deverá impor novos desafios à retomada da confiança por parte dos empresários”, afirma Bentes. Para 2015, a entidade projeta alta de 3,6% nas vendas.

Para alguns empresário do município do Assú, as vendas realmente não atingiram níveis satisfatórios em 2014. "Na minha loja nos fizemos diversas ofertas promocionais, mas é difícil dizer o que pode ter causado a queda nas vendas, principalmente no final do ano de 2014. Mas vamos trabalhar mais para que o cenário seja outro neste ano", disse um empresário do ramo de eletrônicos.

Já para o não de 2015 os desafios do comércio serão grandes diante de um ano cheio de incertezas, aponta o administrador de empresas Renato César. " Este ano será realmente cheios de desafios, mas acredito que o comerciante do Assú conseguirá se sobressair, pois são bastante criativos", disse ele.